Um dos pontos turísticos mais famosos de nossa querida Cidade de Botucatu sem dúvida são os mirantes que garantem a visão das Três Pedras. Entretanto, as três Pedras não seriam a mesma coisa se não fosse o trabalho do pesquisador Frei Fidélis.
Afinal de contas, é necessário dar os créditos ao trabalho do religioso que desenvolveu amplos estudos sobre a língua suméria, povoação das Américas e principalmente a respeito das Três Pedras, com essa povoação e também o idioma Sumério.
Entretanto é necessário deixar claro que Fidélis é um italiano que nasceu no dia 6 de janeiro de 1885, na cidade de Primiero e que na verdade se chamava Bernardo Mott, isso mesmo seu nome de batismo não tem nada a ver com Fidélis. Todavia, teve que alterar o nome para Fidélis Maria de Primiero, por conta das tradições religiosas da Ordem Franciscana.
Vale ressaltar que seus estudos alcançaram repercussão Nacional, recebendo visibilidade da imprensa em artigos e entrevistas publicados periodicamente em grandes veículos de comunicação, como a “Folha da Manhã” (atual Folha de São Paulo), “Diário da Noite”, revista “O Cruzeiro”, “Folha de Botucatu” e “Correio de Botucatu”.
O religioso de personalidade forte, tinha opiniões controversas a respeito das Três Pedras e seus arredores. De acordo com ele as pedras eram na realidade templos construídos e admirados pelos Filhos de Deus ou o Culto Branco, em contraponto ele garantia que existiam também o Culto Negro ou melhor dizendo, os filhos de Satã.
Apesar disso é fundamental esclarecer que a história de Fidélis alcança um âmbito que ultrapassa seus estudos, pois, era descendente de judeus e por essa razão foi necessário imigrar para o Brasil com a família ainda nos primeiros dias de vida, em busca de melhores oportunidades.
Religioso vocacionado, ingressou no seminário Capuchinhos de Piracicaba, em 1896, quando tinha apenas onze anos.
Foi ordenado sacerdote na Catedral da Sé de São Paulo, no dia 16 de junho em 1907, e pasmem, ele tinha apenas 22 anos de idade.
Apesar da pouca idade nunca fugiu das responsabilidades assumindo cargos significativos na ordem capuchinha, como professor do Seminário e diretor das revistas “La Squila” e Anais Franciscanos”.
O trabalho dedicado e vocacionado garantiu a ele credibilidade o suficiente para assumir o cargo mais elevado dentro da província capuchinha de São Paulo, ou melhor, a função de Custódio Provincial. Antes porém ele atuou como Guardião de Conventos.
A chegada de Fidélis em Botucatu, entretanto, ocorreu quando ele já tinha 67 anos de idade, quando foi transferido para o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em 1952.
O curioso é que a maior parte de suas pesquisas, no que diz respeito ao idioma sumério, foi desenvolvido em Botucatu e esse trabalho rendeu frutos curiosos, como o dicionário Sumério / Português.
Mas engana-se quem acredita que esse trabalho do nada, da noite para o dia, o religioso era na verdade um linguista dedicado, dominava com fluência vários idiomas, entre eles o Hebraico, Grego, Latim, Tupi-Guarani e línguas neolatinas.
E graças a esse conhecimento linguístico Fidélis conseguiu criar uma base com de que os primeiros habitantes da América foram os Sumérios e que com certeza falavam a língua Suméria. Ele garantia que, era evidente que a raça estava instalada em todo o Estado e que não havia dúvidas de que seria comum a existência de templos em vários pontos do território.
Graças a essa crença ele conseguiu relacionar os idiomas Tupi-Guarani e o Sumério, fazendo assim uma reinterpretação do nome de várias cidades, dando a elas um significado bastante diferente e controverso.
Por exemplo, em tupi, BYTY-CATU significa “ares-bons” em sumério, BOT-UK-AT-U seria traduzido como “templo ou fortaleza da serpente no meio de pedras”, ou “santuário onde a Serpente se estende sobre a pedra”; Porangaba – POR-AN-GAB-A: “templo da Serpente à esquerda da serra”; Bofete – BO-FE-TE: “região dos cantores negros”; Anhembi – AN-HEM-BY, “templo de culto negro” e o próprio rio Tietê TI-E-TE- “rio do templo negro”.
Através dessa relação linguística ele demonstrou que nomes de diversas cidades do interior de São Paulo tinham na verdade origem Suméria
A morte de Frei Fidélis se deu aos aos 83 anos de idade, no dia 19 de fevereiro de 1968 no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, ele foi sepultado no Cemitério Portal das Cruzes, porém, em 2009 seu corpo foi transferido para outro local.
Fidélis foi também professor de filosofia e teologia e escreveu livros que hoje são preciosos e verdadeiras raridades, entre eles “Capuchinhos em Terra de Santa Cruz” (em parceria com Frei Modesto de Taubaté, em 1942), “Os Missionários Capuchinhos no Brasil", (também com colaboração de Frei Modesto, 1929), Fomos e Somos a Atlântida, "Amérika Pré-Histórica e Hércules".
Se você ficou curioso em conhecer a obra de Fidélis saiba que é possível fazer o download gratuito do livro "Amérika Pré-Histórica e Hércules", afinal de contas ele faz parte do acervo do site
História de Botucatu.
Conheça o dicionário Sumério / Português de Frei Fidélis
Garanto que você ficou curioso e quer conhecer o dicionário Sumério / Poprtuguês elaborado pelo frei Fidélis. Se esse é seu caso, acredito que seja necessário esclarecer algumas coisas, por exemplo: o religioso tinha teorias bastante próprias a respeito do povoamento das Américas e do idioma Sumério, isso é fato.
E segundo seus estudos as evidências linguísticas, comprovam que os primeiros habitantes da América foi, sem dúvida nenhuma, a civilização Suméria.
Portanto, seria natural que as tribos indígenas espalhadas em todo o Estado em época muito distante, fizessem uso do idioma.
Frei Fidelis afirmava com grande convicção de que as Três Pedras eram parte de um templo dedicado aosadoradores do culto negro, portanto os nomes remetem sempre ao culto.
Nas traduções de Fidélis, até mesmo as lendas locais como o famoso Caminho do Peabiru, também teria um significado bastante revelador em Sumério. Quando traduzida a palavra PE-AB-I-RU, ganha novo significado: “entrada para o templo do culto negro”.
Agora vamos ao que interessa. Acreditamos que você está pronto para conhecer o dicionário e não se assuste com a ausência de algumas letras, o material é assim mesmo e pode ser conferido também no Centro Cultural de Botucatu e na Biblioteca Municipal Emílio Peduti.
Dicionários Sumério segundo Frei Fidélis
A
A – Água, luz, gerar, fazer, ligar, interligar, vestir, mão, casa.
A’ – Laço, ligar, contrato.
AB – Pai, cultivar, desordem, templo, edificar.
AD – Mãe, seio, grito, chamar.
AG – Ignição, amor, posse, terra, missão, cantar.
AH – Animalzinho, gado, multidão, palavra.
AHH – Luz, levantar, branco, calor, germe, arma, corrente, leão.
AK – Esmagar, comida, pegar, governar.
AL – Entranhas, coração, conceber, branco, alto, filho, moço.
AM – Boi, forte, senhor, amor, perdão.
NA – Sol, Deus, estrela, brilhar, chefe, serpente.
ANK – Vida, viver, anjo, espírito, respirar.
AR – Fazer, ruína, glória, majestade.
AS – Umidade, um, unidade, filho, forte, templo, céu, mandamento.
AZ – Queimar, maldição, aridez.
B
BA – Abrir, repartir, dar, fazer, lábios, barba.
BAB – Porta, pai, menino.
BAD – Dia Santo, fragmento, sacrifício, pão, batalha.
BÁD – Fortaleza, bater, muro, sacerdote cantor, alto, chuva.
BAG – Pássaro, homem.
BAH – Cantar.
BAL – Machado, fuso, regar, pecado, dia, tempo, falar, orar, sacrificar.
BAN – Seio, menino, querer, miséria, olhar.
BAR – Repartir, sacerdote, boca, abrir, trovão, primeiro.
BE – Bastão, arma, proteção, surdo, vida, saúde, serpente, palavra.
BI – Bebida, vaso, vinho, pegar, gritar, mandar, palavra.
BIB – Cantar.
BID – Templo, casa, família, destruir.
BIN – Agricultura, instrumento, agrícola, plantar, semear, tristeza, dor.
BIR – Bode, carneiro, propriedade, visão.
BIS – Porco, poder, sopro, cetro, repouso, filho, criança.
BU – Brotar, crescer, estender-se, planta, todo, região, cantor.
BUL – Machado, cortar, serpente, santuário.
D
DA – Mão, poder, lado, braço, mandamento, sabedoria, chefe, falar.
DAB – Dois, gêmeos, réplica, aumentar, bater, fundir.
DAG – Estender, cobrir, habitação, vasto.
DAH – Ramo, elevar, cortar, gravar, mandar, fazer.
DAHH – Dobrar, ajuntar.
DAL – Filete, pegar, pasto, guia, rei, pensar, compreender.
DAN – Árvore, forte, príncipe, cetro, senhor, escrito, favor.
DAR – Galo, brilhar, crescer, cortar, voltar.
DAS – Cão, caça, fecundidade, ninho, fogo, baixo.
DAT – Reunir.
DE – Fundir, ferreiro, regar, trazer, falar, chamar.
DEL – Cortar, romper, cercar, proteger.
DI – Julgamento, fazer, ir, saúde.
DIB – Triunfar, vencer, chefe.
DID – Triturar.
DIG – Atrelar, príncipe, grande, rei, menino.
DIL – Fogo, calor, brilhar, leão, fera, inimigo.
DIM – Pilar, clausula, plantar, fecho, reter.
DIN – Vida, saúde, homem, visão.
DIR – Barca, passar, ir além, perturbar, semelhante.
DU – Marchar, pilhar, corsário, parar, sebe, floresta, brilhar.
DUB – Tabuinha, gravar, homem, vexar, dividir.
DUG – Caldeira, jarro, joelho, bom, palavra.
DÚL – Sombra, imagem, tristeza, grande, Deus, ídolo.
DUN – Machado, combate, altura, oceano, escuridão.
DUR – Pequeno, jovem, cordeiro, laço, casa.
E
E- Templo, sair, fossa, casa, resplandecer.
EB - Nassa, laço, veste, tributo, chamar, templo.
EL - Canto, brilhar, chorar, carregar, vento, manha.
ER - Cidade, tribo, carneiro, homem.
ÉR - Pranto, lamentação, repousar-se, acampar.
ET-Templo.
EX- Três, trinta, parte, novo, criança.
G
]GA - Seio, leito, manteiga, boi, força, obedecer.
GAB - Esquerda, cobrir, bater, tecer, céu, entender.
GAD - Pano, lençol.
GAG - Cimo, erigir, gravar, queimar, parar, ladrão, serpente.
GAL - Haste, crescer, grande, broto, onda, tempestade, cantar.
GAM- Submeter-se, dobrar, espaIhar, trigo, colheita, vinha.
GAN-Universo, achegar-se, vínculo.
GAR- Quatro, deitar, quebrar, tristeza, Deus, templo.
GAZ - Bater, moer, ferir, ir, sacerdote.
GE – Um homem, rei, tranca, marfim.
GÉ - Cana, bastão, clausura, fechar, jovem, novo, homem.
GEG - Trevas, eclipse, raça negra, imagem, enfraquecer, deitar.
GEN - Homem, menino.
GEX - Herói, céu, masculino.
GI - Palma, colheita, bater, roubar, construir, assoprar.
GIB - Doença, cegueira, veneno
GID-longo, remoto, transgredir.
GIG - Doença, furor, desastre, difícil, incenso, trigo.
GIL - Cana, dardo, fecho, longevo, mensagem, prosperar.
GIN - Marchar, brilhar.
GIN - Colheita, dedicar, mensagem, ofício.
GIR - Espada, batalha, expedição, bastão, mês.
GIX- Árvore, utensílio, madeira, fecho, serpente.
GU - Boi, guerreiro, grande, força.
GUB - Firme, ceia, erigir.
GUD - Filete, proteger, comer, dia, tempo, tempestade.
GUG - Cordeiro, guerreiro, leão, velo, lã, estrada.
GUK - Brilhante, prata, marfim, úlcera, sacrifício.
GUL - Nublado, mistura, unguento, negro.
GUN - Senhor, dama, rainha, esposa.
GUR - Seiva, ladrão, lobo, ninho, governar.
GÚR - Medida, vaso, garrafa, correr, quebrar.
H
HA - Peixe, multidão, trigo, violento, fortaleza, homem.
HAB - Filho, fonte, entrada.
HAD - Espremer, bater, escrever, fender, lento, altura.
HAL - Dejetar, correr, foice, fétido, arame, decisão.
HAN - Cultura, noivo, hábito branco, sentir, farejar.
HAR - Entranhas, fígado, coração, lei, igual, osso, perna.
HÁR - Plantação, colheita, inflamar, trigo, escritura, selos.
HAX - Cortar, legumes, decidir, ver, julgar, ser, haver.
HE - Gerar, pai, grávido, imposto, perdão, vaso.
HEN - Todo, gerar.
HI - Círculo, prosperidade, perfeito.
HU - Templo, altar, país, bosque, briIho, bom, Deus, trono, serpente.
HUB - Filete, derrubar, pecado, dividir, pesado.
HUD - Cultura, bater.
HÚL - Alegria, resplendor, brilhar, luminoso.
HUL - Mau olho, desastre, dança, pequeno, crime, trabalhar.
HUM - Baixamento, humildade, cultura, abismo.
HUX - Terrível, sagrado.
I
I- Erigir, exaltar, ver, criar, cair, falar, templo, cantor.
IÁ - Cinco, quinto, este.
ID - Recompensa, rio, canal, mão, braço, forte.
IDE - Olho, entendimento, vida, fonte, Deus, sacerdote.
IG - Porta, saída, gigante, templo, brilhante, cantor.
IL - Levantar, grande, olhar, favo, brilhar, forte.
IM - Céu, chuva, vento, força, ir, período, corpo, pelo.
IN - Linho, vestimenta, aguçado, broto, tremer, abalar, criança.
IR - Laço, capturar, tecer, cultura, desejo, noivo.
IS - Pranto, pó, argila, lepra, terra.
K
KA - Palavra, rosto, pensamento, boca, cantar, templo.
KAD- Ligar, reunir, pequeno, proteger.
KÁD - Linho, tecido, vestimenta, manto.
KAL - Desfiladeiro, fortaleza, caís, cobrir, proteger, graça.
KAN - Campo, produto, inflamar, ardente, aliança.
KAS - Correr, coletor, segundo, hábito.
KAX-Cobrir, fundação, haste, separar-se.
KEM - Cortar, construir, possuir, arquiteto, obra.
KEX- Roubar, ligar.
KI- Esteira, tecido, vento, altura, fim, terra.
KIB - Plantação, irrigação, celeiro, veste.
KID - Filete, gaiola, possuir, flanco, os restos.
KIL -Recinto, filete, cordeiro, argila, acabar, todo, anel.
KIM- Pegar, lobo, calcado, gafanhoto, choro.
KIN - Missão, comunicação, obra.
KIR - Ilharga, chefe, altura, mel, palmo, serpente.
KU - Comer, abundância, cultura, alimento, cheio, mel, figueira.
KÚ - Habitação, veste, alimento, lado, praia, dormir, templo.
KUD - Cortar.
KUL - Encerrar, vaca, baixo, vinha, face.
KÚL - Semente, crescer, colher, criança, sobrinho.
KUM - Almofariz, moer, destruir, andar.
KUR - Montanha, subir, grande, cavalo, usar, perder.
L
LÁ - Abundância, riqueza, volúpia, parecer.
LA - Dirigir, pesar, atrelar, estábulo, sacrificar.
LAB - Árvore, forte.
LAD - Alto, subir.
LAG - Soldado, viajar.
LAH Soldado, operário, povo, balança.
LÁH - Viajar, pilhar, pastor, descer, subir.
LAL - Pesar, ligar, oprimir, manhã.
LAM - Crescer, perder, resplendor.
LI - Cipreste, verdura, cultura, brilhante.
LID-Vaca, gerador, rápido, mês, inteligência, palavra.
LIG -Árvore, homem, forte.
LIH Unção, mensageiro, venerar, sacerdote.
LIK - Cão.
LIL - Arte, artista, alto, sacerdote.
LIM- Entendimento, vida.
LIR - Terra, habitação.
LIS - Separar, fragmento.
LU - Cantor, tabuinha, estrela, revolta, falar, adorar.
LUD-Cutelo, bronze, bom.
LUM - Germe, crescer.
LUP - Cantor, revolta.
LUS - Separar.
M
MA - Construir, mandar, levar, casa, onda, sacerdote.
MAD - Alto, montanha, cavalo.
MAG - Oração, manteiga, creme.
MAH - Irmã, grão-sacerdote, senhor, alma, plano.
MAK -Triturar, moer, adoração, oração, mistério.
MAL - Recinto, templo, purificar, posse, seio, cantor.
MAR - Carro, apressar-se, captura, moer, fundar, por.
MAX - Ver, encantador, primeiro, alimento.
ME - Língua, chefe, sacerdote, rito sagrado, falar, lei, terra, todo.
MEL - Fogo.
MEN - Coroa, pilhar, pássaro, correr.
MER - Enchente, norte, vento, lua, príncipe, pastor, templo.
MEX - Todo, sacerdote.
MIB - Cantor, voz.
MIK - Todo.
ML - Poeira, ruína, derrota.
MIT - Arma, proteção, vida.
MU - MUN.
MUD - Parir, angústia, tremer, chave, clausura, homem.
MUG- Veste.
MUHH- Vértice.
MUK - Seio, flecha, raio, luz, veste, soldado.
MUL - Estrela, brilhar, espada, sandália
MUN – Madeira, cetro, rebento, força, veste, templo
MUR - Recinto, dorso, lado, gravar.
N
NA - Pedra, núcleo, queimar, subir, homem, cantor.
NAB - Gêmeos, nome, filho, palavra, rio, cantor.
NAD - Leito, habitação, sombrear, chuva.
NAG - Bebida, querer, formar, oferta.
NAM - Pássaro, palavra, apressar
NÁM - Vinte, dois, irmão, chefe, sagrado.
NE - Forno, fel, janela, país, forca.
NI - Espremer, óleo, brilhante, vida, passar, jovem, cantor.
NID - Gerar.
NIK - Propriedade, bem, todo.
NIM - Mosca, elevar-se, céu, ceifa, vaso.
NIR - Templo, senhor, proteger, gravar.
NIX - Nariz.
NU - Peixe, multiplicar-se, crescer, governar, câmara, santuário.
NUT - Leito, habitação,
P
PA - Examinar, chamar, cercar, perdão.
PAH - Cantor, adorar, revolta.
PAP - Pai, irmão, hostil, batizar.
PEX - Armadilha, peixe, caçar, respirar, queimar.
PIG - Pequeno, fraco, gracioso, alegre.
PU - Nascente, poço, vergel, altar, fétido.
PUL - Chuva, temporal, tremer, alicerce, render-se.
R
RA- Inundar, rio, voltar, derrubar.
RAB - Grande, alto.
RAD- Regueira, rebento, ligar, bater.
RAH - Lavar, banho, libar, aspersão.
RAM - Templo.
RAR - Fazer.
RAS - Estrada, viagem, recolher, jardim.
RE-RI.
RI - Estar, vestir, encher, ir, cantor.
RIB - Comprar.
RID - Sacrifício, formar, mensagem, sacerdote, tabuinha.
RÍG - Seio, emanar, abundância, unguento.
RIG - Verdura, perfume, esmagar, agastar-se.
RIM- Templo.
RIS - Cabeça, nascente, capital, grosso, peso, homem.
RU - Virar, derrubar, dividir, fugir, templo, morro.
RUG - Pelo, carne, bom, resplendor, faiscar.
S
SA - Rede, sangue, templo, andar.
SAB - Tosquiar, pastor, sacerdote, comerciante.
SAD - Alto, monte.
SAH- Lugar, país.
SAL Seio, largo, cavalo, veste, saída, mulher.
SAR -Alto, cantor.
SIG - Lã, vestimenta, pelo, cabelo.
SIK - Ceifa, moer, cebola, oferta, inspecionar.
SIL - Possuir, poderoso, gozo, muraIha, ponto.
SIM - Pôr, lançar, dar, cliente.
SIR - Cortar, resplandecer, denso, gordo, cantar.
SUB - (XUB) Benigno, acudir, adorar.
SUD - Plantar, coluna, regar, fiar.
SUL - Homem, herói, bater, bosque, floresta.
SUM (XUN) - Ir, vir, correr, bem, bom, corpo.
SUX (XUX) - Crescer, região, cantar.
SUZ - Pescar, arrancar, abalançar, vaso.
TAB - Caçar, pegar, sacrificar, cordeiro, templo.
TAG - Caçar, bater, sacrificar, falcão.
TAM - Brilhar.
TE - Montículo, erigir, engendrar, sabedoria, inteligência.
TER - Bosque, vergel, habitação, senhor, homem.
TI - Floresta, vida, associar-se, palha, semelhante.
TIL - Sentar-se, aproveitar, destruir.
TIN - Vida, aguardente, inspecionar.
TUD - Obedecer, filho, fazer.
TUG - Barrete, príncipe, conquistar, primeiro, palavra.
TUH - Abrir, abundante, dissolver.
TUM - Carregar, tirar, obra, ir, humildade.
TUN - Menino, potro, filho, veste, lábio.
TÚR - Estábulo, tapada, dragão, útero, serpente.
TUR - Gerar, pomba, corvo, vaso, voltar.
U
U - Contemplar, olhar, construir, casa, senhor, clamor, cantor, templo, brilhante.
UB - Cultura, renovo, elevação, ir, passar, filho, todo.
UD - Governar, subir, pastor, leme, madeira.
UG - Asno, marcha, leão, luz, serpente.
UH - Saliva, palavra, exército, escuro, sangue.
UL - Assembleia, festa, abundante, rebelde, terra.
ÚL - Rebento, tomar, tributo, longo, haste.
UM (UNUM) - Sacrifício, cordeiro, príncipe, sacerdote, cantor, mulher, criança.
UR - Cinto, amor sexual, gerar, base.
UT -Cão, herói.
UX - Geração, regar, submeter, grande, largo.
W
WÁ - Orelha, entendimento, largo, muito, demônio.
X
XAG - Coração, meio, perna, veste, fundação.
XAM - Preço, venda, compra, calcular.
XAN - Palmeira, bom, gracioso, serpente.
XAR - Santuário, príncipe, dançar, taxa, por turno.
XED - Neve, repouso, frio, cabeceira.
XEG - Preço, trigo, água, grande.
XEN - Gravar, homem, deixar.
XEX - Ungir, quebrar, lágrimas, estabelecer-se.
XI - Luz, chifre, cantar, prosperar, asno.
XIB - Carne, oráculo, fiar, imagem.
XIM - Emanar, abundância, unguento.
XIN - Cobre, arma, brilhante, sândalo.
XIX - Violentar, proteger, irmão, sangue, pássaro, filha.
XU - Tenebroso, circuito, recolher, ancião, prender.
XUR - Espremer, encantar, conceber, vinho, brilhar.
Z
ZAG - Lado, sacrário, príncipe, liga-me.
ZAL - Cetro, abundante, pingue, oriente.
ZAR - Campo, semente, serpente, jorrar, sair, sol.
ZE - Irrigação, pedra, fechar.
ZI - Fel, refinado, bater, esmagar.
ZIB – Crepúsculo, horizonte fim.
ZID - Vapor, sopro, vida, crescer, pegar, iluminação, manhã.
ZIG - Cervo, feroz, renovar, surgir.
ZU - Pegar, mistério, oráculo, conspirar, santuário.
ZUG - Lago, mar, campo, serpente, enviado.
ZÚR - Mágico, grou, acabar, abrasar, tudo, morrer, coração.
ZUR - Moer, dia de festa, aquecer, orar, filho, caminho.
-----------------------------------
Renato Fernandes Jornalista com ampla experiência, antes de ingressar na redação do Segue Rumo e Cidade de Botucatu passou por importantes meios de comunicação da cidade onde reside (Botucatu), como Diário da Serra (20 anos), folha Serrana, Folha Regional, Revista O Lojista, blog O Grito Notícias, Solutudo. Experiente no jornalismo web e formado em Análise em Mídias Digitais e ampla experiência em SEO atuando ainda na redação, edição, revisão de textos, e produção de conteúdo para o Youtube
Comentários
Postar um comentário