Banda Municipal muda de nome e passa a se chamar “Banda Sinfônica Municipal de Botucatu”

Banda Municipal de Botucatu mudou de nome e agora passa a se chamar “Banda Sinfônica Municipal de Botucatu”, a decisão pela mudança ocorreu na apresentação da Corporação Musical “Damião Pinheiro Machado”, na Sala São Paulo, no último dia 04 de setembro, e marca um novo capítulo na história da Banda Municipal de Botucatu, que já foi apelidada inclusive de "A Furiosa", no passado. A mudança teve inicio em 2019, quando foi acrescentado à banda os instrumentos de percussão sinfônica, como os tímpanos, bumbo sinfônico e teclados xilofone e glockenspiel, possibilitando o aumento do leque de repertório e consequentemente o aumento do número de músicos. “Nossa Banda não perde suas raízes com essa atualização. Vamos continuar tocando nos desfiles, praças e todos lugares que formos solicitados, afinal antes de tudo, a Banda é do povo. Estamos muito felizes com esse novo passo na história da música e da cultura botucatuense”,  afirmou o Maestro Franklin Timóteo Ramos. Atualmente, a Band...

Capela de São Cristóvão recepciona os visitantes que chegam em Botucatu pela Cuesta

Capela de São Cristóvão recepciona os visitantes que chegam em Botucatu pela Cuesta
Foto Jefferson Farias


Um dos mirantes mais conhecidos da cidade de Botucatu recepciona todos que chegam ao município subindo a serra da cidade, trata-se da Capela de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas


A capela fica às margens da Rodovia Marechal Rondon, na Cuesta de Botucatu, em um morro localizado a mais de 800 metros do nível do mar, e distante 12 quilômetros do Centro da Cidade.


O legal deste mirante é sua localização privilegiada pois oferece uma paisagem deslumbrante da Cuesta, em um ângulo que com certeza ultrapassa 260 graus.


Foto Jefferson Farias

A Capela foi fundada em 1961, e recebe o nome de São Cristóvão por ser o santo protetor dos viajantes e motoristas, e a sua posição, para quem não sabe, serve de referência para os condutores que trafegam pela Cuesta de Botucatu.


A capela está em propriedade particular, porém  é considerada patrimônio público e turístico, onde é possível admirar uma das melhores paisagens da Cuesta.


O ponto turístico foi restaurado em em 1995, e em 2013, passou por uma nova reforma, porém em 2016 sofreu um incêndio que acabou por destruir parte do telhado e comprometer a estrutura do Mirante, pois a a parede que fazia fundo com o altar desmoronou.


A Capela foi plenamente reformada e entregue à população entre o final de 2017 e início de 2018, e representa atualmente uma das belezas da cidade de Botucatu.



Foto Jefferson Farias


Comentários

  1. Belíssimo lugar...
    Que delícia que é sentar e aproveitar essa paisagem...Lugar de Paz...Acalma a alma e o coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário